Como escrever bem?

Até hoje eu me lembro de uma frase que estudei no Ginásio: “Maria quando toma banho sua mãe grita a agua está quente!”. Até hoje pra mim é um exemplo e tanto de algo que não está bem escrito. Dá pra entender? Eu só entendo que Maria toma banho. No mais, fica muito difícil. Pra resolver, a gente coloca a pontuação correta

Maria, quando toma banho, sua mãe grita: “a água está quente”.

Me fala uma coisa, quando você está com o nariz entupido, você sua o nariz e fica tudo bem, né? Eu diria que não… talvez seu nariz até sue mas isso não vai ajudar a não ser que você assoe o nariz.  Quando você faz alguma troca desse jeito, seu texto perde bastante qualidade. Até dá pra entender, mas não está bem escrito.

Pessoalmente pra mim, também tem uma mensagem que é mal escrita e super comum: “Entrada permitida apenas ao pessoal autorizado”.  Por acaso a entrada seria permitida a quem não é autorizado??? Quer dizer, não está bem escrito esse aviso. Daria para dizer por exemplo, simplesmente: “Entrada proibida, exceto para funcionários” ou ainda mais claro: “Entrada permitida apenas para funcionários”

Escrever bem é, principalmente, escrever com clareza. Essa clareza vai depender do seu interlocutor, da sua intenção, do momento e indispensavelmente do bom uso do Português.

Mas, especificamente na internet, a gente precisa considerar que este meio de comunicação tem uma linguagem e códigos próprios. Então escrever “Kd vc?” não está errado. Está adequado. Mas este é um assunto que ainda gera controvérsias e a gente pode falar sobre ele em algum momento.

O principal é que você saiba que, se estiver, por exemplo, escrevendo para redes sociais, é perfeitamente aceitável abreviar as palavras. Mas, na home de seu site, isso já não vai cair bem.

Ok , e não tem dica pra escrever bem?

Tem sim! O que eu acho mais importante na hora de escrever (pra internet ou não!) é o seguinte:

  • Respeitar quem vai ler o que você escreve
  • Ler bastante, de fontes confiáveis.
  • Escrever bastante (se você também ler bastante, quanto mais escrever mais faciliade terá em se aprimorar e identificar os erros)
  • Revisar sempre. Ler em voz alta
  • Quando possível, pedir uma segunda leitura.

Claro, essas dicas são bem gerais, e a gente vai falar mais sobre isso aqui no blog. Mas se você se lembrar dessas cinco dicas, pode acreditar que vai escrever muito melhor!

Segue a gente no Facebook!

Leave a reply

Recentes

Chat