O que é newsletter e como funciona

As newsletters são uma espécie de boletim informativo enviado por e-mail. Diferentemente dos spams (o equivalente à antiga mala direta), elas só são enviadas mediante a autorização do cliente ou lead (o possível cliente).

E é justamente essa autorização que faz da newsletter um instrumento tão importante para a divulgação de sua marca ou produto e para a aproximação com seu público. O simples fato de o cliente ter autorizado você a enviar já significa que ele vê valor em seu serviço e quer saber mais.

Por isso, essa oportunidade não pode ser ignorada e deve ser tratada com muito cuidado, afinal de contas, você bateu na porta e o dono da casa abriu. Nada de jogar lixo no chão, contar histórias compridas ou achar que suas piadas são as mais engraçadas do mundo.

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  • Planejamento do conteúdo
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  • Edição de textos já elaborados

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Quais as vantagens de uma newsletter?

 

São várias, mas, só para te dar alguns exemplos, vamos mencionar os 4 principais motivos para você ter uma newsletter:

Você cria vínculos com seu leitor

O envio regular de newsletters com conteúdo relevante mostrará a seu cliente de quais maneiras você pode ajudá-lo a solucionar os problemas que o afligem. Além disso, enviar textos que demonstrem sua expertise vai ajudar a criar sua reputação como autoridade no assunto.

Permite a criação da sua lista específica de contatos

Para receber sua newsletter, é preciso que o usuário informe, pelo menos, nome e e-mail e eventualmente mais alguma informação importante, como a localização. Com isso, você terá uma base de dados independente das redes sociais. Não há dúvidas de que contar com as redes sociais para falar com seu público é algo necessário e inquestionável. Porém, quanto mais a sua base crescer, mais autonomia você terá para falar com quem realmente quer lhe ouvir.

Comunicação direcionada

Se você trabalha com mais de um público, tem também a opção de enviar apenas as informações referentes àquele segmento. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode diferenciar as newsletters enviadas a homens e mulheres. Se você for um revendedor de produtos alimentícios, pode diferenciar as newsletters dos públicos vegano/vegetariano dos demais consumidores. Esta vantagem aumenta quando, por exemplo, você pensa em destacar promoções.

Saber melhor o que seu público deseja

Se você utilizar programas automatizados para enviar as newsletters, poderá saber, por exemplo: quem abriu e quem não abriu o e-mail, qual assunto recebeu mais cliques. Isso vai ajudar você a entender melhor o que agrada e o que não agrada seu público. Além do que, uma newsletter é sempre um canal de comunicação aberto para ouvir o que seu público tem a dizer.

Gostou da ideia de ter uma newsletter?

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