O que é escrever bem?

Em geral, quando a gente vai escrever alguma coisa, em algum momento, uma dessas dúvidas acaba aparecendo: escrevi direito? Será que dá pra entender? Preciso colocar alguma outra coisa? Está muito comprido?

Enfim, a preocupação com escrever bem acaba sendo constante quando a gente tem o mínimo de interesse em ser compreendido.

Bom, mas como é que, de fato a gente consegue escrever bem? Na minha opinião, a primeira coisa é sempre pensar em quem vai ler. A partir daí já é possível estabelecer o nível de detalhes, o tipo de palavras, o tamanho do texto etc..

Por exemplo, uma carta para sua mãe será muito diferente de uma carta para seu namorado ou namorada. Você pode dizer a mesma coisa, mas não do mesmo jeito. Do contrário, alguma coisa vai soar estranha.

Extrapolando essa ideia, a gente pode pensar em destinatários menos individualizados, como “os clientes”, “os alunos”, “o grupo da família” e uma série de outros. Nestes outros a gente também inclui TCC, redação do ENEM, formulários diversos…

Já deu pra perceber que sem saber pra quem a gente está escrevendo fica mais difícil escrever bem. Imagine, por exemplo, o dono de uma loja no shopping que precisou sair para o almoço. Se ele precisar dar esse recado aos funcionários, possivelmente basta dizer “Fui almoçar.” , que já estará claro a que horas volta, como pode ser encontrado, até aonde deve ter ido.

Porém, imagine alguém que trabalha sozinho, e precisa dar a mesma informação para os clientes, deixá-la na porta da loja. Um simples “Fui almoçar”, não vai ser suficiente. Será preciso considerar a necessidade do cliente, e dar um pouco mais de informação: “Estou em horário de almoço. Retorno às 14h. Em caso de urgência, favor enviar SMS ou Whatsapp para o numero  9876-54321.”.

Se o dono souber que as pessoas muitas vezes telefonam em vez de mandar mensagem, vale a pena acrescentar outra informação: “Este número é apenas para mensagem de texto; não recebe ligações telefônicas”. E se as pessoas não souberem o que é mensagem de texto? Ainda vale a pena reforçar a informação: “Este número é apenas para mensagem de texto (SMS ou Whatsapp)”.

Escrever bem para a web deve partir do mesmo princípio. Com quem você quer falar? Quem está interessado no que você vai dizer? Se seus leitores forem moradores do bairro de Higienópolis, em São Paulo, basta dizer que determinada loja fica no Shopping Higienópolis.

Mas se seus clientes estiverem espalhados pela cidade, vale a pena incluir o endereço. Agora, se morarem em outras cidades ou mesmo em outros estados, uma indicação mais genérica como a localização (Região Central da cidade) é aconselhável.

Claro que escrever bem não é só pensar em quem será seu leitor, tem muito mais! Mas fique tranquilo, a gente vai continuar falando do assunto. Na página da VenêComunica no Facebook tem sempre informações legais sobre isso. Clique aqui pra seguir a gente!

Leave a reply

Recentes

× Chat