Por que escrever bem?

A gente já conversou um pouco sobre escrever bem adequando- se a quem lê e em qual situação essa pessoa se encontra. Hoje a gente vai falar especificamente sobre sua intenção, sobre o porque do seu texto.

É claro que não há limites para as motivações que levam uma pessoa a desenvolver um texto. Você pode apenas querer informar, você pode querer impressionar, pode querer os dois, pode querer convencer… É milhares de outras coisas.

No post de hoje vou falar mais especificamente sobre como funcionam essas intenções na Internet, nos posts, e-mail marketing e etc.

Saber o porquê também é escrever bem

Lembra que a gente já comentou sobre a importância de saber pra quem você está escrevendo e em que momento essa pessoa está? Pois é, da combinação desses dois fatores sairá um terceiro que vai guiar você para seu objetivo.

Em geral, há três grandes objetivos na hora de escrever para a internet: atrair, converter e vender.

Você vai pensar na atração quando seu objetivo for fazer que o público que você deseja se interesse pelo que você faz. O que você quer é literalmente atraí-los para seu blog. Então, o ideal é que você  fale do contexto do seu produto. Se você souber o que esse público quer, vai ficar muito mais fácil.

Por exemplo, se você vende maquiagem para mulheres negras a primeira coisa a se pensar é escrever posts sobre maquiagem em geral, sobre os diferenciais da maquiagem para a pele negra, como anda o mercado, que já é possível encontrar maquiagem para mulheres negras, e um tanto de outras coisas. Pode apostar também nas redes sociais com bastante disposição nessa fase.

Quando você pensa na conversão, sua intenção aí vai ser chegar mais perto dessa mulher negra e assim, em algum momento futuro, vender sua maquiagem pra ela. Então, como ela já tem alguns conhecimentos mais básicos, você pode pedir o e-mail dela para mandar o link para um tutorial no Youtube, mandar um e-book com algumas informações bem mais específicas como, maquiagem de olhos ou lábios para a mulher negra e assim por diante.

Tudo correndo bem até aí, você terá muito mais condições de vender, então você pode mandar um e-mail pra ela falando explicando alguma característica específica dos produtos que você vende e oferecendo uma promoção. Pode contar de algum lançamento etc.

Quais as suas intenções quando fala com seus clientes? Se você quiser ter mais dicas sobre escrever bem para a web, não deixe de nos seguir no Facebook!

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